GRUPOS DE DISCUSSÃO

Os Grupos de Discussão (GD) se constituem em espaços de apresentação de pesquisas monográficas, em formato de Resumos Expandidos, de egressos do Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica, formados entre os anos de 2014 e 2016.  As sessões dos GD’s acontecerão ao longo de um dia do evento (24/06), no Campus do Fundão, e estão agrupadas nas seguintes temáticas:

GD 01 – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
COORDENADORES: JAQUELINE GIRÃO E CARLA MENDES MACIEL

O GD Práticas Pedagógicas reunirá pesquisas que abordem projetos emancipatórios e seus desdobramentos para os sujeitos da educação básica.  O diálogo sobre práticas realizadas no âmbito das disciplinas cujas ênfases estão representadas no CESPEB se dará em torno da produção de materiais didáticos e inovações curriculares, que podem também estar articulados com outras disciplinas escolares. O compartilhamento destas práticas e dos saberes produzidos por seus autores e autoras parte da premissa de que a escola é local privilegiado de produção de conhecimentos pedagógicos e de formação docente.

GD 02 -  GESTÃO ESCOLAR
COORDENADORES: DANIELA PATTY E SILVINA JÚLIA FERNÁNDEZ

A gestão escolar na perspectiva da gestão democrática está presente em diversos documentos legais para sua consolidação nos sistemas públicos de educação, entretanto, a presença desse dispositivo nas legislações não garante que a gestão democrática chegue ao chão da escola. Nesse contexto, o GD Gestão Escolar busca dialogar com trabalhos que apresentem projetos, investigações e pesquisas que se pautam na perspectiva de uma gestão escolar democrática em seus diferentes aspectos como a formação e consolidação de espaços de participação praticada e de representação, as formas de seleção de diretores e diretoras escolares, articulação com o projeto político pedagógico, entre outros.

GD 3 - EDUCAR NAS DIFERENÇAS: DIVERSIDADE, MULTICULTURALISMO E INCLUSÃO SOCIAL
COORDENADORES: WARLEY DA COSTA E DIEGO VELASCO        

Este Grupo de Discussão apresenta o interesse em discutir a temática das diferenças nos espaços das escolas públicas. Entendendo que conceitos como diversidade, multiculturalidade, pluralismo e inclusão abarcam as inúmeras salas de aula, trazemos a proposta de debater algumas questões, por exemplo: Como lidar com as diferenças nos processos de ensino/aprendizagem? Como a questão da pluralidade aparece nos processos de convivência? Como a temática da tolerância aparece no âmbito da educação Básica? Como a discussão sobre estes assuntos aparece nos materiais didáticos? Em suma, a proposta é estabelecer diálogos com pesquisas que se articulem com estas indagações.

GD 4 – POLÍTICA DE CURRÍCULO E COTIDIANO ESCOLAR
COORDENADORES: ROBERTO MARQUES, ENIO SERRA E ANA ANGELITA

A proposta do GD é articular os diferentes trabalhos produzidos no âmbito do CESPEB que tensionam os debates em torno do impacto das diversas políticas curriculares no cotidiano escolar. Competirá ao GD a reflexão sobre as concepções de currículo, trabalho docente, política pública, considerando as múltiplas escalas dos discursos curriculares. Para tanto, o GD se comporá de trabalhos concluídos que problematizam as políticas educacionais, a partir de textos normativos de natureza curricular, como o Livro Didático, os Projetos Políticos Pedagógicos, bem como de instrumentos de regulação curricular como o Currículo Mínimo. A proposta do GD é questionar ainda as distintas dimensões da política de currículo, como a seleção, a organização e a distribuição do conhecimento escolar. Desse modo, caberá aos participantes e debatedores a reflexão sobre as causas e os efeitos de tais dimensões na cultura escolar, na cultura da escola, no cotidiano e no trabalho docente.

GD 5 – POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO
COORDENADORES: ANITA HANDFAS, ALESSANDRA NICODEMOS E ELAINE CONSTANT

O Grupo de Discussão Políticas Públicas em Educação tem o objetivo de discutir as políticas públicas educacionais em suas diversas dimensões. Para tanto, receberá resumos de trabalhos que contemplem a discussão sobre as políticas públicas de currículo, do ensino, da formação de professores, da gestão escolar e de programas e/ou projetos que impactam a dinâmica escolar, tendo em vista a ação dos sujeitos envolvidos.  Nesse sentido, serão bem vindos trabalhos sobre as recentes legislações que tratam da BNCC e os seus impactos no trabalho pedagógico do professor; do Currículo Mínimo vigente no estado do Rio de Janeiro; de experiências sobre eleições para direção da escola; de movimentos de mobilização de estudantes e comunidade escolar e de programas como o PIBID e seus impactos na formação do professor. 

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