RESULTADO DOS TRABALHOS ACEITOS
Sessão de apresentação em 24/06/2017 no Campus do Fundão


GD 01 – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
COORDENADORES: JAQUELINE GIRÃO E CARLA MENDES MACIEL
Horário: 9 h / 11 h 

1. Referencial Curricular para a Educação de Jovens e Adultos do Município de Itaboraí: Reflexões sobre limites e perspectivas
Alessandra Silva de Lima

2. Mundo virtual, experiência real: pontes digitais entre aprendizagem e cidadania na EJA.
Jorge Marcelo Rodrigues Coutinho

3. “Onde há ruína, há esperança de um tesouro”: Analisando textos produzidos por alunos da EJA.
Dany Thomaz Gonçalves

4. ALFAZENDO: Uma experiência de educação popular em Cidade de Deus.
Maria Cristina Oliveira Nascimento

5. Ensino de História e Direitos Humanos: em busca de uma prática de aprendizagem libertadora na educação básica.
Rodrigo Dias Teixeira

6. Reflexões Sobre a Formação de Alfabetizadores e as Práticas Educativas na Educação de Jovens e Adultos
Renata Corrêa Soares – UFRJ

7. Adinkra – De povos africanos para a prática nas aulas de Matemática.
Deyse Maria Manni Dias de Souza

8. Educador de Jovens e Adultos: tecendo a formação docente através da extensão universitária
Jacqueline Cardoso Ferreira – UFRJ

9. A reforma do ensino médio e a presença da disciplina Sociologia no ensino médio – uma análise à luz da teoria federalista
Gustavo Cravo de Azevedo


GD 3 - EDUCAR NAS DIFERENÇAS: DIVERSIDADE, MULTICULTURALISMO E INCLUSÃO SOCIAL
COORDENADORES: WARLEY DA COSTA E DIEGO VELASCO       
Horário: 9 h / 11 h 

1. O desafio de alfabetizar jovens e adultos – as relações entre teoria e prática
Amanda Guerra de Lemos

2. EJA e Gestão Escolar: dificuldades e possibilidades
Crystiane Alves Cavalcante

3. Construção identitária: possibilidades, desafios e negações das relações étnico-raciais no caderno de avaliação do Saerjinho
João Paulo Carneiro

4. Homossexualidade e Homossexualismo: tema para aula de História no ensino básico?
Joice Farias Daniel

5. Ensino de História e avaliação: entre o universal e o particular
Marcus Leonardo Bomfim Martins

6. Construção de identidades: efeitos da lei 11.645/08 no livro didático de história
Maria de Fátima Barbosa da Silva

7. Mostra sobre Diversidade Religiosa: frestas e sementes em uma escola da zona norte do Rio de Janeiro
Pedro Castanheira de Freitas


GD 4 – POLÍTICA DE CURRÍCULO E COTIDIANO ESCOLAR
COORDENADORES: ROBERTO MARQUES, ENIO SERRA E ANA ANGELITA
Horário: 9 h / 11 h 

1. O uso do conceito de lugar no âmbito do ensino de Geografia na Nova EJA do Ensino Médio
Valmir da Silva Bastos

2. O gênero e a sexualidade como temas da sociologia escolar: uma comparação entre livros didáticos (PNLD 2012 e 2015)
Beatrice Cavalcante Limoeiro

3. O uso das iconografias de Debret nos livros didáticos de história: análise das coleções História em Documento e História Sociedade & Cidadania”
Rafaela Albergaria Mello

4. Operando com História, Memória, Ensino de História – CIEP Brizolão 303 Ayrton Senna
Viviane Grace Costa

5. Representações sociais no currículo de geografia do ensino básico: um estudo de caso sobre o mundo rural e suas identidades
Rafael Sousa Rodrigues

6. O Currículo de Música no CEJA Maré
Marcelo Moraes de Aragão

7. Entre a financeirização e o financiamento no sistema público e privado da área educacional: para onde caminham o ensino, o currículo e a gestão das instituições escolares brasileiras?
João Camilo Sevilla

8. A África e o negro na história escolar: A lei 10.639/03 nos livros didáticos.
Sara C. de Castilho Dâmaso dos Santos.

9. Diálogos com as geografias do cotidiano escolar.
Vinícius Hozana


Observação: Os trabalhos aprovados inscritos nos GD 2 e GD 5 foram alocados nos outros GD´s. 

Postagens mais visitadas deste blog