RESULTADO DOS TRABALHOS ACEITOS
Sessão de apresentação em 24/06/2017 no Campus do Fundão
GD 01 –
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
COORDENADORES:
JAQUELINE GIRÃO E CARLA MENDES MACIEL
Horário: 9 h / 11 h
1. Referencial Curricular para a Educação de Jovens e
Adultos do Município de Itaboraí: Reflexões sobre limites e perspectivas
Alessandra
Silva de Lima
2. Mundo virtual, experiência real: pontes digitais
entre aprendizagem e cidadania na EJA.
Jorge Marcelo
Rodrigues Coutinho
3. “Onde há ruína, há esperança de um tesouro”:
Analisando textos produzidos por alunos da EJA.
Dany Thomaz
Gonçalves
4. ALFAZENDO: Uma experiência de educação popular em
Cidade de Deus.
Maria Cristina
Oliveira Nascimento
5. Ensino de História e Direitos Humanos: em busca de
uma prática de aprendizagem libertadora na educação básica.
Rodrigo Dias
Teixeira
6. Reflexões Sobre a Formação de Alfabetizadores e as
Práticas Educativas na Educação de Jovens e Adultos
Renata
Corrêa Soares – UFRJ
7. Adinkra – De povos africanos para a prática nas
aulas de Matemática.
Deyse Maria
Manni Dias de Souza
8. Educador de Jovens e Adultos: tecendo a formação
docente através da extensão universitária
Jacqueline
Cardoso Ferreira – UFRJ
9. A reforma do ensino médio e a presença da
disciplina Sociologia no ensino médio – uma análise à luz da teoria federalista
Gustavo
Cravo de Azevedo
GD 3 -
EDUCAR NAS DIFERENÇAS: DIVERSIDADE, MULTICULTURALISMO E INCLUSÃO SOCIAL
COORDENADORES:
WARLEY DA COSTA E DIEGO VELASCO
Horário: 9 h / 11 h
1. O desafio de alfabetizar jovens e adultos – as
relações entre teoria e prática
Amanda
Guerra de Lemos
2. EJA e Gestão Escolar: dificuldades e possibilidades
Crystiane
Alves Cavalcante
3. Construção identitária: possibilidades, desafios e
negações das relações étnico-raciais no caderno de avaliação do Saerjinho
João Paulo
Carneiro
4. Homossexualidade e Homossexualismo: tema para aula
de História no ensino básico?
Joice Farias
Daniel
5. Ensino de História e avaliação: entre o universal e
o particular
Marcus
Leonardo Bomfim Martins
6. Construção de identidades: efeitos da lei 11.645/08
no livro didático de história
Maria de
Fátima Barbosa da Silva
7. Mostra sobre Diversidade Religiosa: frestas e sementes em uma escola da zona norte do Rio de Janeiro
Pedro
Castanheira de Freitas
GD 4 – POLÍTICA DE CURRÍCULO E COTIDIANO
ESCOLAR
COORDENADORES: ROBERTO MARQUES, ENIO SERRA
E ANA ANGELITA
Horário: 9 h / 11 h
1. O uso do conceito de lugar no âmbito do ensino de Geografia na Nova EJA do Ensino Médio
Valmir da Silva Bastos
2. O gênero e a sexualidade como temas da sociologia escolar: uma comparação entre livros didáticos (PNLD 2012 e 2015)
Beatrice Cavalcante Limoeiro
3. O uso das iconografias de Debret nos livros didáticos de história: análise das coleções História em Documento e História Sociedade & Cidadania”
Rafaela Albergaria Mello
4. Operando com História, Memória, Ensino de História – CIEP Brizolão 303 Ayrton Senna
Viviane Grace Costa
5. Representações sociais no currículo de geografia do ensino básico: um estudo de caso sobre o mundo rural e suas identidades
Rafael Sousa Rodrigues
6. O Currículo de Música no CEJA Maré
Marcelo Moraes de Aragão
7. Entre a financeirização e o financiamento no sistema público e privado da área educacional: para onde caminham o ensino, o currículo e a gestão das instituições escolares brasileiras?
João Camilo Sevilla
8. A África e o negro na história escolar: A lei 10.639/03 nos livros didáticos.
Sara C. de Castilho Dâmaso dos Santos.
9. Diálogos com as geografias do cotidiano escolar.
Vinícius Hozana
Observação: Os trabalhos aprovados inscritos nos GD 2 e GD 5 foram alocados nos outros GD´s.
Valmir da Silva Bastos
2. O gênero e a sexualidade como temas da sociologia escolar: uma comparação entre livros didáticos (PNLD 2012 e 2015)
Beatrice Cavalcante Limoeiro
3. O uso das iconografias de Debret nos livros didáticos de história: análise das coleções História em Documento e História Sociedade & Cidadania”
Rafaela Albergaria Mello
4. Operando com História, Memória, Ensino de História – CIEP Brizolão 303 Ayrton Senna
Viviane Grace Costa
5. Representações sociais no currículo de geografia do ensino básico: um estudo de caso sobre o mundo rural e suas identidades
Rafael Sousa Rodrigues
6. O Currículo de Música no CEJA Maré
Marcelo Moraes de Aragão
7. Entre a financeirização e o financiamento no sistema público e privado da área educacional: para onde caminham o ensino, o currículo e a gestão das instituições escolares brasileiras?
João Camilo Sevilla
8. A África e o negro na história escolar: A lei 10.639/03 nos livros didáticos.
Sara C. de Castilho Dâmaso dos Santos.
9. Diálogos com as geografias do cotidiano escolar.
Vinícius Hozana